Tarefas e Dúvidas Freqüentes com Inscrições de Participantes
Como mudar o valor do Pagamento de um Participante?
Ocasionalmente pode ser desejável mudar manualmente o valor a pagar por um participante, seja pela aplicação de um desconto especial para ele ou qualquer outro motivo.
Para realizar esta operação siga os seguintes passos:
Acesse o seu evento na área administrativa do EventMaster.
Acesse o menu Inscrição > Gerenciar.
Utilize a aba Filtros para procurar pelo participante cujo pagamento deseja alterar. Clique em Aplicar para completar a pesquisa.
Na lista de resultados, clique no código de inscrição do participante. Será aberto o cadastro dele.
Procure o campo Pagamentos e clique no valor. Será aberta a lista dos pagamentos desse participante, que na maioria dos casos só terá um item.
Clique na coluna Data/Hora do pagamento que deseja alterar. Será aberto o cadastro desse pagamento.
Altere o campo Preço para o novo valor desejado.
Clique em Salvar.
Observação: Este procedimento só terá efeito em pagamentos que estiverem no status Aguardando.
Como resolver uma situação de pagamento Expirado?
Se no cadastro da Forma de Pagamento o campo Desativação estiver preenchido, o sistema esperará a quantidade de dias informada ali e, se ainda o pagamento não tiver mudado para o status Completo nesse prazo, automaticamente:
O status do Pagamento em questão mudará para Expirado, e
A inscrição do Participante será desativada, desaparecendo ele da listagem padrão.
O sistema nunca exclui os participantes definitivamente: A desativação de um participante significa apenas que ele será ignorado a partir desse momento, mas ele continua existindo e pode ser reativado se desejado.
Para reativar um participante com o pagamento expirado siga os passos abaixo:
Acesse o seu evento na área administrativa do EventMaster.
Acesse o menu Inscrição > Gerenciar.
Utilize a aba Filtros para procurar pelo participante cujo pagamento deseja alterar. Preencha pelo menos um dos campos Código, Nome ou E-mail com os dados do participante em questão. Selecione o filtro Ativo=Não. Clique em Aplicar para completar a pesquisa.
Na lista de resultados, selecione o participante que você estava procurando, marcando a caixa de verificação à esquerda dele.
Clique em Ativar.
Agora o participante já está ativo, porém ainda é necessário definir o que acontecerá com o pagamento dele.
Opção A: Cancelar o pagamento Expirado e criar um novo (para Boleto Bancário, PagSeguro e MoIP)
Acesse o seu evento na área administrativa do EventMaster.
Acesse o menu Inscrição > Gerenciar.
Utilize a aba Filtros para procurar pelo participante cujo pagamento deseja alterar. Clique em Aplicar para completar a pesquisa.
Na lista de resultados, clique no código de inscrição do participante. Será aberto o cadastro dele.
Procure o campo Pagamentos e clique no valor. Será aberta a lista dos pagamentos desse participante, que na maioria dos casos só terá um item.
Clique na coluna Data/Hora do pagamento que deseja alterar. Será aberto o cadastro desse pagamento.
Altere o campo Status para que fique em Cancelado.
Clique em Salvar.
Siga os passos descritos em "Como duplicar um Pagamento Cancelado?"
Opção B: Mudar o status do pagamento Expirado para Aguardando ou Completo (para formas de pagamento manuais, não processadas eletrônicamente)
Acesse o seu evento na área administrativa do EventMaster.
Acesse o menu Inscrição > Gerenciar.
Utilize a aba Filtros para procurar pelo participante cujo pagamento deseja alterar. Clique em Aplicar para completar a pesquisa.
Na lista de resultados, clique no código de inscrição do participante. Será aberto o cadastro dele.
Procure o campo Pagamentos e clique no valor. Será aberta a lista dos pagamentos desse participante, que na maioria dos casos só terá um item.
Clique na coluna Data/Hora do pagamento que deseja alterar. Será aberto o cadastro desse pagamento.
Altere o campo Status para que fique em Aguardando (se o participante ainda não pagou e desejar dar uma segunda chance) ou Completo (se ele já resolveu a pendência).
Clique em Salvar.
Como duplicar um Pagamento Cancelado?
Se um pagamento ligado a uma modalidade eletrônica (ex. PagSeguro ou MoIP) foi cancelado por exceder o prazo para pagamento, e você ainda deseja dar ao participante a oportunidade de tentar mais uma vez, precisará criar um novo Pagamento igual àquele que foi cancelado, mas no status Aguardando. Não resolve a situação simplesmente alterar o status do pagamento cancelado, pois no sistema de processamento de pagamentos, fora do EventMaster, ele continuará Cancelado.
Para realizar esta operação siga os seguintes passos:
Acesse o seu evento na área administrativa do EventMaster.
Acesse o menu Inscrição > Gerenciar.
Utilize a aba Filtros para procurar pelo participante cujo pagamento deseja alterar. Clique em Aplicar para completar a pesquisa.
Na lista de resultados, clique no código de inscrição do participante. Será aberto o cadastro dele.
Procure o campo Pagamentos e clique no valor. Será aberta a lista dos pagamentos desse participante, que na maioria dos casos só terá um item.
Clique na coluna Data/Hora do pagamento que foi cancelado. Será aberto o cadastro desse pagamento.
Tome nota dos valores de todos os campos e depois clique em Voltar.
Na lista de pagamentos, clique em Adicionar. Será aberto o cadastro de um novo pagamento.
Preencha todos os campos com os mesmos valores do cancelado, mas deixe o campo Status em Aguardando. Clique em Salvar.
Peça para o participante acessar a Área do Participante e proceder ao pagamento.